quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Questões de Língua

Hoje quero falar sobre a minha faceta poliglota...
O meu "eu" que fala Língua Gestual Portuguesa"!
Por vezes surpreendo-me com o pouco que conheço de mim mesmo. E são os outros que me fazem pensar sobre aquilo que me proponho fazer.
Quando nasci neste meu "multiformato" não me apercebi do efeito que  iria ter sobre as pessoas que me "lêem" no formato "videolivro em Língua Gestual Portuguesa com legendas glosadas". Nem me tinha apercebido do interesse dessas mesmas legendas para os leitores ouvintes. Confesso que pensei cá para comigo, "mais uma invenção das minhas mães... só coisas para complicar!". Mas afinal juntar as tais "glosas" em forma de legendas foi uma ideia fantástica!

Passo a explicar:
As "glosas" que aparecem em jeito de legendas transcrevem os gestos que a Joana faz para me contar em Língua Gestual Portuguesa.




Não são frases como as que se usam para escrever em português! São palavras soltas que aparecem escritas em maiúsculas, numa ordem um pouco estranha... algumas palavras repetem-se e outras aparecem juntas por um hífen... não há pontuação... parece uma enorme confusão! Mas não é!!!
A Língua Gestual Portuguesa fala-se mesmo assim. Tem uma estrutura diferente das línguas orais, e vive dos gestos e da expressão facial de quem a fala. É muito criativa e melódica... sim! Parece música visual... o corpo todo dança... e as mensagens surgem do conjunto de efeitos. Parece magia!

Ah! Já agora... sabiam que a minha amiga Rita se chama "menina laço" para os leitores surdos? Sabem porquê? Em Língua Gestual o nosso nome nasce de uma faceta que nos distingue de todos os outros... e a Rita traz um laço na cabeça.
Giro, não?
Como será o vosso nome em Língua Gestual Portuguesa?

Sem comentários:

Enviar um comentário